Reinar a partir do amor

Estimados irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Neste final de semana celebramos como Igreja, comunidade de fé, a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Creio ser um momento importante na vida pessoal, mas também na comunidade orante, para refletirmos à luz da fé, qual espaço, o Senhor Jesus, Rei do Universo, ocupa na minha vida de cristão e na comunidade de fé. Sou um cristão batizado que dá espaço para o Senhor Jesus habitar e reinar no mundo a partir do meu coração de discípulo ou discípula? Porque posso também ser um cristão que fala de Cristo, mas fecha a porta do coração a sete chaves, para que o Senhor ali não entre, não reine, não mude a minha vida. Abro bem os meus ouvidos à voz do mundo, mas não ouço o Senhor, que através da sua Palavra, com mansidão e ternura, manifesta por mim, amor, compaixão e misericórdia, porque me ama como filho ou filha.

O Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, reina no coração de cada pessoa, quando construímos relações humanas que acolhem e promovem a dignidade de vida, mesmo em meio às diferenças dilaceradas pela violência que atenta à vida, dom de Deus.

Num mundo, onde as relações humanas muitas vezes ficam fragilizadas pela fome de poder, do subjugar o outro, a realeza de Cristo se manifesta no serviço. No servir o ferido, o pobre, o agonizante, o enfermo, o caído sob o peso da exclusão social, mas também aquele que está ferido no coração pela falta de amor, de presença de Deus, porque não aprendeu a amar ou que, na caminhada da vida, nunca sentiu-se amado e perdoado.

O reinado de Cristo pode manifestar-se diariamente na minha vida, através dos pequenos gestos de amor, de compaixão que posso ter no cuidado da vida de quem está ao meu lado, na família, na comunidade e no mundo do trabalho. Porque o seu reinado não emana de um trono de glória, mas da cruz. Ele, o Rei dos Reis, nos convida a tomarmos a nossa cruz e carregá-la, nos convida a tomarmos parte nesta obra real, que é o perdão, que de qualquer maneira é sempre e somente possível a partir da cruz, porque somente ali o mal é vencido, para sempre, no amor.

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul

Fonte: https://www.cnbb.org.br/reinar-a-partir-do-amor/