Papa Francisco preside missa pelo Dia Mundial das Missões

Neste domingo (20), o Papa Francisco vai presidir a Santa Missa na Basílica de São Pedro por ocasião do Dia Mundial das Missões, com transmissão ao vivo do Vatican News com comentários em português a partir das 10h na Itália, 5h no horário de Brasília. Neste ano, a data é celebrada junto a uma feliz coincidência eclesial: junto com o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo próprio Pontífice e o Sínodo Pan-Amazônico.

O Dia Mundial das Missões é celebrado, anualmente, em todos os países, onde os católicos estão comprometidos com a construção de um mundo mais justo, digno e gratificante. Neste mês de Outubro, mês das Missões, o Santo Padre pede aos fiéis cristãos para rezar e contribuir para a obra de evangelização dos povos.

Em sua Mensagem para este Dia Mundial das Missões, Francisco destaca que “a Igreja está em missão no mundo com o coração de Deus”. Propagar o Evangelho é um mandato que Cristo deixou a todos os batizados.

Hoje, mais do que nunca, diz o Santo Padre, a Igreja precisa de homens e mulheres que, em virtude do seu Batismo, respondam generosamente à chamada para deixar tudo e ir ao encontro das criaturas e povos, sobretudo nas periferias do mundo, a fim de transmitir-lhes a Palavra de Jesus, mediante o testemunho do Evangelho, em diálogo com as diversas culturas e tradições religiosas.

O Papa Francisco convida a fazer a seguinte oração:

Pai Nosso, vosso Filho unigênito, Jesus Cristo,

ressuscitado de entre os mortos,

confiou aos seus discípulos:

“Ide e fazei discípulos todos os povos”, pois

através do batismo,

nos tornamos participantes da missão da Igreja.

Pelos dons do Espírito Santo, concedei-nos a Graça

de sermos testemunhas do Evangelho,

corajosos e vigilantes,

para que a missão, confiada à Igreja,

ainda longe de se realizar,

possa encontrar novas e eficazes expressões,

que levem vida e luz ao mundo. Ajudai-nos, Pai Santo,

a fazer que todos os povos

possam encontrar o amor e

a misericórdia de Jesus Cristo,Ele que vive e reina

agora e para sempre. Amém.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-10/papa-francisco-dia-mundial-das-missoes-outubro.html