“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”

Com as palavras de Tom Jobim, na música a garota de Ipanema, que representa o Brasil internacionalmente, gostaria de falar da garota de Nazaré, a Virgem Maria. Como dizem os antigos, ela é Tota pulcra, toda bela. É a coisa mais linda que Deus criou, porque a tornou cheia de graça, preservando-a do pecado. Foi assim que o anjo Gabriel a saudou, fazendo-nos entrever o dogma da Imaculada Conceição, que celebramos no dia de hoje, 08 de dezembro.

De um modo especial, é o evangelista Lucas que nos faz perceber a singularidade de Maria na história da salvação. Ela foi a eleita, a escolhida para nos dar a Beleza que salva: Jesus Cristo. Como Isabel, queremos hoje dizer: Tu és bendita Maria e o és porque creste.  O Senhor, como ela mesma afirmou, fez grandes coisas em seu favor.

A Virgem Menina, toda bela é imagem daquilo que somos chamados a ser também: belos.  A Igreja sem ruga e sem mancha, como afirma o apóstolo Paulo, na sua carta aos Efésios. Cada um de nós é convidado a ter o fascínio e a atração de um coração que é cheio de amor e, portanto, capaz de atrair outros corações. Essa é a beleza que devemos cultivar também em nós.

Nesse sentido, somos chamados, na busca de ter a silhueta de Deus, a eliminar os excessos. Cumpre exercitar-se na tarefa de retirar os resíduos de maldades, que por vezes, se aninham em nossos corações. É preciso correr, não perder tempo para “queimar” o que torna pesado o nosso coração e a nossa existência.

A Virgem toda bela caminhou entre nós. Ela começou a passar nas estradas de chão batido da Galileia, caminhando, entre os vales para a Judeia. Trazendo consigo Jesus, “o mundo inteirinho se encheu de graça”. O coração de Isabel exultou, João Batista estremeceu no seu ventre e os olhos do velho Simeão se abriram e foram iluminados.

Ela, ainda hoje, continua a passar em nossas estradas, sendo invocada de formas diversas: Virgem de Lourdes, Mãe Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Virgem da Purificação, Senhora do Remédios, Nossa Senhora das Graças. Continua a atrair multidões por causa do amor: Jesus Cristo, seu Filho que ela no-Lo deu. Maria é caminho que nos conduz a Jesus!

Tudo ficou mais lindo por causa do amor que Maria trazia consigo. Como Maria, queiramos ser também, o garoto de Feira, a garota de Salvador ou de Alagoinhas ou de Camaçari ou de sei lá onde. Mas o importante é que, como ela, não passemos de modo indiferente, tornemos mais belo o mundo pelo amor que trazemos dentro de nós.

Pe Pedro Moraes Brito Júnior

5 Comentários

  1. Que possamos nos espelhar na Virgem Maria, e possamos também nós, nos encantar assim como ela nos encantou com sua pureza e desprendimento. Que sua graça Seja derramada continuamente sobre nós. Amém!

  2. Bela reflexao e de fato o que significa cheia de graca . Aquela que deu um sim sem reservas. Padre pedro expressa nesse texto o real sentido da mulher linda tão cheia de graca da garota que tão nova deixou pra rodas nos o verdadeiro sentido do sim a Deus. Lindo texto

  3. Belas palavras sobre nossa tão querida Mãe!
    Imitá-la é o objetivo do cristão, mas como é difícil!… Que Ela nos proteja e rogue ao seu Divino Filho em nosso favor.

  4. Qua Maria , com seu exemplo de mãe , nos ajude a viver a cada dia , este amor . Pois é através do amor é que tornemos pessoas felizes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *