Homilia Dominical

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM

10 de novembro de 2019

Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos
e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.

 

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM

03 de novembro de 2019

Papa Francisco nos diz: Os Santos são a face mais bonita da Igreja. E de fato eles são. E porque atraem tanta gente? Por que o bom testemunho atrai. O Papa Bento XVI diz que devemos atrair pelo bom testemunho, pelo exemplo de vida. A santidade é uma forma de corresponder ao Amor de Deus. Corresponder como? Com uma vida santa, buscando trilhar os Seus Passos, trilhar a Sua Estrada. 

 

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

28 de outubro de 2019

“Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!
Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

 

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

20 de outubro de 2019

O missionário nutre a sua fé para poder dá-la.  O missionário é aquele que vive uma relação com Deus para depois transmiti-la. Por isso a vida de oração é fundamental para o missionário. O tempo sempre será pouco para tantas coisas que precisamos fazer mas é preciso parar e reservar tempo para a oração. Assim como foi a vida de Jesus. 

 

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

13 de outubro de 2019

Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

 

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

06 de outubro de 2019

“Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.” A fé como uma atitude de entrega e confiança em Deus realiza grandes coisas. 

 

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM

29 de setembro de 2019

‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

 

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

22 de setembro de 2019

Como estamos administrando os dons que Deus nos deu? Nós estamos utilizando bem o dom que Deus nos deu? Às vezes podemos ser egoístas e não partilhar o que somos e o que temos. Um dia haveremos de comparecer na presença do Senhor e tudo o que acumulamos, vamos deixar. O que a gente leva diante de Deus? Levamos somente aquilo que somos. Para o Senhor não importa o que temos, mas o que somos. 

 

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM

15 de setembro de 2019

O filho lhe disse, então: ‘Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho’.
Mas o pai falou aos servos: ‘Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés.
Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado’. E começaram a festa.

 

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM

08 de setembro de 2019

Jesus no evangelho de hoje nos diz o que significa segui-Lo. A vida cristã nada mais é do que caminhar nos passos de Jesus. Jesus nos fala de três condições. A primeira é que O amemos e O coloquemos como prioridade em nossa vida. A segunda condição é estar disposto a carregar a cruz. E a terceira…

 

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

01 de setembro de 2019

“Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

 

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM

25 de agosto de 2019

Jesus faz uma advertência: Esforcem-se para entrar pela porta estreita. O que é entrar pela porta estreita? Quem é a Porta? Em outra passagem do Evangelho, Jesus disse: Eu sou a Porta. Então, entrar pela porta estreita é buscar justamente tentar viver os valores do Evangelho. A vivência do Evangelho é algo difícil. Mesmo difícil, a proposta do Evangelho é uma proposta que nos levar a ser felizes. 

20º DOMINGO DO TEMPO COMUM

18 de agosto de 2019

A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

11 de agosto de 2019

“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

03 de agosto de 2019

“Vaidade das vaidades “, recorda-nos o autor sagrado. Contra a vaidade e a ganância, a Palavra de Deus nos convida a voltar o coração para as coisas do alto, onde está Cristo, nosso refúgio e riqueza.

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM

28 de julho de 2019

Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe:
‘Senhor, ensina-nos a rezar,
como também João ensinou a seus discípulos.’

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

21 de julho de 2019

O Evangelho de hoje é uma parábola que é uma resposta de Jesus a um questionamento de um escriba, de um homem que era conhecedor da Lei.

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

14 de julho de 2019

E Jesus perguntou:
Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem
que caiu nas mãos dos assaltantes?’
Ele respondeu:
‘Aquele que usou de misericórdia para com ele.’
Então Jesus lhe disse: ‘Vai e faze a mesma coisa.’

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

07 de julho de 2019

O Evangelho deste domingo nos chama a trabalhar pelo Evangelho do Cristo, colaborar para que o mundo seja melhor e buscar ter uma palavra de esperança, otimismo e alegria.

DOMINGO – SOLENIDADE DOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO

30 de junho de 2019

O Senhor se dirige e nos pergunta: Quem eu sou para você? Qual o lugar que eu ocupo na sua vida?

Pedro e Paulo responderam com a própria vida, dando o próprio sangue. Eles são para nós estímulo para continuarmos fortes na fé.

DOMINGO – SANTÍSSIMA TRINDADE

16 de junho de 2019

Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade.

DOMINGO DE PENTECOSTES

9 de junho de 2019

Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!
Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons.
Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!
No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem.

DOMINGO – ASCENSÃO DO SENHOR

02 de junho de 2019

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.

DOMINGO – VI SEMANA DA PÁSCOA

26 de maio de 2019

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.