Untitled Document

Ser e fazer discípulos missionários

 

O nexo entre discipulado e missão em Aparecida revela-se ainda no entendimento da própria missão. Esta consiste na arte de fazer discípulos. Os bispos compreendem que aqui está o desafio fundamental que eles afrontam: “mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos e missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por toda parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo” (DAp, n. 14).



O Advento

 

Com o tempo do advento, damos início a um novo ano litúrgico na vida da Igreja. Trata-se de um novo itinerário de graça que é proposto a toda comunidade eclesial e, sobretudo, a nós, pastores do povo de Deus, os quais somos chamados, através do ano litúrgico, a ser verdadeiros mistagogos, homens que conduzem as pessoas a descobrir e penetrar na inefável riqueza do Mistério de Deus.

Ano do Laicato

 

 
 
 
Numa visão profética, a Igreja está convocando os cristãos leigos e leigas para um ano de reflexão, de revisão e de avaliação de seu papel laical na sociedade. Ela faz isso consciente da importância de todos os batizados no campo da evangelização. A riqueza da Igreja em saída, no dizer do Papa Francisco, tem reflexo profundo na vida de quem participa do sacerdócio batismal de Jesus.