5.000 Escoteiros europeus com o Papa em agosto

De 27 de julho a 3 de agosto, a Itália e a cidade de Roma serão meta do Euromoot, no âmbito do qual cerca de 5.000 Scolte e Rover da Europa, provenientes de mais de 20 nações, virão ao Vaticano para o encontro com o Papa Francisco.

No escotismo europeu, a palavra Euromoot indica um encontro internacional de Scolte e Rover (respectivamente rapazes e moças com idades entre 16 e 21 anos).  Já no Brasil, por exemplo, rapazes e moças de 15 a 17 anos estão agrupados no Ramo Sênior e de 18 a 21 anos no Ramo Pioneiro.

Este evento permitirá a milhares de jovens provenientes de diferentes países encontrarem-se e fazerem amizade, auxiliados por atividades destinadas a motivar e facilitar o conhecimento recíproco e a redescoberta das comuns raízes culturais e espirituais.

Durante a semana, os jovens terão a possibilidade de descobrir que o verdadeiro patrimônio europeu é a capacidade de viver juntos em paz e fraternidade, em torno de valores compartilhados e a um objetivo comum, que é Cristo.

Três fases marcam as atividades da semana

De 27 de julho a 1° de agosto, o “Campo Mobile”, nos dias 1 e 2 de agosto, o encontro em quatro pontos diferentes nos portões da capital italiana e finalmente em 3 de agosto o destino final, Roma e a Basílica de São Pedro.

Quanto à primeira fase, nos últimos meses os jovens tiveram a oportunidade de fazer contatos e formar grupos de parcerias internacionais, reunindo de 30 a 50 jovens de 2 ou 3 nacionalidades diferentes, que caminharão por algumas regiões italianas (Úmbria, Abruzzo, Toscana e Lácio).

Leia na íntegra em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-07/papa-francisco-encontro-escoteiros-agosto-2019.html